Projeto Político Pedagógico

    O Projeto Político Pedagógico norteia o Planejamento da Unidade Escolar. 

    Nos anos de 1996 e 1997, o Projeto Poliítico pedagógico " Historiando" proporcionou à Comunidade Escolar um conjunto de atividades diversas com o objetivo de levá-la a refletir sobre a importância do empenho de todos na melhoria da qualidade de vida. A partir de 1998, deu-se início a um novo  projeto, um que complementasse o primeiro, surgindo então o projeto " RESGATANDO VALORES, CONSTRUINDO VIDAS". Esse projeto visa resgatar os valores humanos que nos proporcionam a construção de uma vida dígna: o AMOR, a RESPONSABILIDADE, a ORGANIZAÇÃO, o RESPEITO, a LIMPEZA, a PAZ, a COOPERAÇÃO e a UNIÃO. Através de estratégias, ações claras e objetivas, ele nos leva à reflexão e em seguida à mudanças de vidas e por consequência, da sociedade.

História da Escola

    Localizada em Campo Grande, no Bairro Pedra Angular, à Rua Nova Aliança, s/ nº, foi construída, no final da década de 60, para atender aos moradores do loteamento dos terrenos situados nas proximidades da Igreja de Sant'Ana, em ambos os lados das Estradas das Capoeiras e da Posse.

    Foi inaugurada em 21 de abril de 1967, tendo como Patrono o Almirante Pedro Max Fernando da Frontin, que prestou relevantes serviços à Marinha de Guerra do Brasil por mais de cinquenta anos.

    Embora tenha sido inaugurada em abril, as atividades escolares só tiveram início em 9 de agosto, após a entrega para funcionamento pela Companhia Construtora.

    Sua primeira Diretora foi a Profª. Asthênia de Castro Martins, que exerceu a função no período de 08/09/1967 à 15/02/1968. Em 16/02/1968 assumiu a Direção a Profª Ophelia Dias de Araujo Machado, permanecendo no cargo até 04/08/1969. No período de 05/08/69 à 24/02/72, responderam pelo expediente da Escola as subdiretoras Cely Rosa da Silva e Suelly Maya Vieira. Em 25 de fevereiro de 1972, após a aprovação em concurso, foi nomeada Diretora de Ensino Primário Fundamental e designada para a função a Professora Gilza Sgarbi da Silva, que permaneceu no  cargo durante 34 anos, juntamente com a Profª Maria Clara Bastos Araújo, diretora Adjunta. Após sua aposentadoria, em 04/09/2006, assumiu o cargo a Professora Maria Jeneci Magalhães dos Santos, tendo como sua diretora Adjunta a Professora Luciana Oliveira de Sousa.

    Em 02/01/2012, assumiu, após aprovação em banca e sendo ratificada através de Consulta Direta à Comunidade, a atual Direção da Unidade Escolar.Como Diretora Geral, com 29 anos e professora da Rede Municipal de Educação desde 04/07/2007, a Professora Beatriz Machado Raposo Soares e, como Diretora Adjunta, com 37 anos, a  Professora Alessandra Machado Soares Vasconcelos, professora da Rede Municipal de Educação desde 17/04/2002. Como particularidade da atual Direção está o fato de ambas serem irmâs. 

    A Escola Municipal Almirante Frontin tem como Missão Formar Jovens  Autônomos, Solidários e Competentes, Gestores de seus Projetos de Vida. 

    Escola Municipal (09.18.058) Almirante Frontin: uma Escola Aberta, uma Gestão Participativa na qual todos tem voz, pais, alunos, professores e funcionários. Uma Históia de Sucesso contruída dia após dia com trabalho, prazer e união.

    "Resgatando Valores, Construindo Vidas." Mais do que um PPP, uma realidade.

    "Se não se pode  fazer tudo o que se deve, deve-se fazer tudo o que se pode." Mais do que uma bela frase do Patrono, um lema seguido por toda a Equipe e ensinado a cada aluno.

    "O senhor está comigo entre aqueles que me ajudam." Mais do que um trecho bíblico, uma promessa que se cumpre.   

HISTÓRIA DO PATRONO

 

PEDRO MAX FERNANDO DE FRONTIN

 

Pedro Max Fernando de Frontin nasceu em Petrópolis no dia 8 de fevereiro de 1867. Assentou praça de aspirante a guarda-marinha em 7 de março de 1882 e durante sua carreira militar participou de importantes comissões, destacando-se a de comandante da Divisão Naval em Operações de Guerra (DNOG), que lhe foi confiada em 1918, durante a Primeira Guerra Mundial. Além de preparar os navios e as tripulações para operarem em conjunto com forças navais britânicas e norte-americanas, contra a ameaça submarina alemã, liderou seus homens no enfrentamento de uma epidemia de “Gripe Espanhola”que chegou a atingir quase metade das tripulações.

O preparo e a capacidade de liderança demonstrados no comando da DNOG foram lapidados desde os primeiros anos como oficial de Marinha. No Patacho Aprendiz Marinheiro, seu primeiro comando, empreendeu viagem de instrução com aprendizes-marinheiros. Promovido ao posto de capitão-de-fragata no ano de 1910, recebeu o comando do Cruzador Rio Grande do Sul, quando a 23 de novembro do corrente, ao lado da oficialidade desse navio conseguiu dominar um amotinamento da guarnição que intentava reunir-se aos sublevados na Revolta dos Marinheiros. Também comandou o Contratorpedeiro Piauí e o Encouraçado São Paulo.

Exerceu as funções de oficial de estado-maior do presidente da República e chefe de gabinete do ministro da Marinha. Foi diretor e comandante de estabelecimentos de ensino, destacando-se a Escola de Guerra Naval. Assumiu o cargo de chefe do Estado-Maior da Armada e, posteriormente, a de Ministro do Supremo Tribunal Militar, assumindo, também, a presidência desta alta Corte de Justiça. Faleceu em sua residência, na cidade do Rio de Janeiro, no dia 6 de abril de 1939.

 

Nascimento: 08 de fevereiro de 1867.

 

Naturalidade: Petrópolis RJ.

 

Carreira:

                  Praça de Aspirante a Guarda-Marinha: 07 de março de 1882.

                  Guarda-Marinha: 25 de novembro de 1884.

                  Segundo-Tenente:

                  Primeiro-Tenente: 08 de janeiro de 1890.

                  Capitão-Tenente: 30 de março de 1902.

                  Capitão-de-Corveta: 09 de janeiro de 1906.

                  Capitão-de-Fragata: 25 de agosto de 1910.

                  Capitão-de-Mar-e-Guerra: 27 de dezembro de 1912.

                  Contra-Almirante: 27 de maio de 1915.

                  Vice-Almirante: 26 de maio de 1920.

               

 

                  Transferência para Reserva:

 

Falecimento: 06 de abril de 1939.

 

Nascimento: 08 de fevereiro de 1867.

 

Naturalidade: Petrópolis RJ.

 

Carreira:

                  Praça de Aspirante a Guarda-Marinha: 07 de março de 1882.

                  Guarda-Marinha: 25 de novembro de 1884.

                  Segundo-Tenente:

                  Primeiro-Tenente: 08 de janeiro de 1890.

            

Enquete

QUE ATIVIDADE VOCÊ MAIS GOSTOU NA ESCOLA?

DIA DAS MÃES (6)
75%

DIA DOS PAIS (0)
0%

FESTA JUNINA (0)
0%

DIA DAS CRIANÇAS (1)
13%

EVENTO ESPORTIVO (OLIMPÍADAS EMAF) (0)
0%

FEIRA CULTURAL (0)
0%

FEIRA DE CIÊNCIAS (0)
0%

ENCERRAMENTO DO 5º ANO (1)
13%

CANTATA DE NATAL (0)
0%

PÁSCOA (0)
0%

Total de votos: 8


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!